Contactos
LBL_phone Portugal: +351 282 697 188
Whatsapp: +351 961 337 411
emailana.sargento@portugalservice.net Portugal:+351 282 697 188
Whatsapp: +351 961 337 411
Instagram portugalservicelagos skype portugalservice.ana
Subscrever newsletter
Enviar
home // sobre

As praias do Algarve

As praias do Algarve

Visitar o Algarve é surpreender-se com algumas das mais bonitas, seguras e acolhedoras praias do mundo. Ao longo de cerca de 200 Km, a costa Algarvia oferece enseadas, arribas, grutas  e praias rocho~sas com amplos areais, prontos a desfrutar ao longo de todo o ano! Na sua maioria com bandeira Azul e banhadas por aguas tranquilas, límpidas e refrescantes, as praias do Algarve são todos os anos procuradas por turistas que rumam á região para uma férias revigorantes.

Costa Oeste:
Tem uma longa extensão de costa que faz com que tenha uma grande oferta de praias.Aljezur é uma zona com praias menos frequentadas, todas localizadas no parque natural da Costa Vicentina. A Costa de Sagres tem vistas dramáticas de mar e falésias. Esta área tem pequenas praias escondidas em alcovas como também extensões de areia dourada que se perdem no horizonte. As praias nas redondezas de lagos são algumas das mais belas do Algarve. As grutas e rochas que abrigam a baía de Lagos encontram-se dentro das paisagens mais famosas do Algarve.

Praia de Odeceixe: 
A estrada para a praia serpentia durante 3 Km ao longo de um vale verdejante, acompanhado a ribeira de odeceixe e campos agricolas que vão sendo progressivamente substituidos pelo Sapal. Nas encostas do vale observam-se bosques de sobro que dão lugar, mais perto da praia, a matos litorais ricos em plantas arómaticas e meliferesque adoçam o ar. O casario branco encaixado na arriba. A praia é uma ampla lingua de areia entre o mar e a ribeira que desagua no extremo norte, onde se formam várias lagoas de aguas baixas apetecíveis para as crianças.

Praia da Arrifana:
Esta praia nasce numa bonita enseada em forma de concha, abrigada da fria nortada e das ondulações de norte, onde existe um núcleo piscatório. O areal é comprido mas estreito e encontra-se marginado por altaneiras arribas de tom negro, com destaque para a “Pedra da Agulha”, um leixão com uma forma particular que se tornou um ícone da costa Sudoeste. Existem boas condições para a pratica de mergulho no extremo norte da praia, sendo também esta uma das praias de eleição para a pratica do surf e bodyboard. A vista panoramica da Fortaleza da Arrifanna, actualmente em ruínas, é deslumbrante.

Praia do Vale dos Homens:
Situada em pleno planalto vicentino, extensa área de campos agrículas e pinhais cortados de quando em quando por profundos barrancos verdejantes, é uma praia tranquila e ampla. Altivas arribas de xisto delimitam o areal, sendo o acesso à praia realizado através de uma enorme escadaria em Madeira. O cheiro a esteva é aqui intenso e a partir da praia é possível subir durante algumas dezenas de metros o vale rasgado na rocha de uma pequena limpida linha de agua. A disposição dos rochedos no mar propicia a banhos tranquilos na baixa mar.

Costa Sul:
No centro do Algarve, já conseguimos encontrar vilas e cidades famosas e com maior densidade populacional tais como Albufeira ou Vilamoura. Forma-se assim um conjunto de praias com uma maior variedade turística, infra estruturas desportivas e uma vida nocturna mais agitada, no entanto ainda se consegue manter uma razoável oferta de praias de areias douradas meio selvagens em locais reservados e pouco explorados.

Meia Praia:
O areal da meia praia acompanha a ampla baía de lagos, nascendo junto ao molhe nascente da Ribeira, de Bensafrim e alongando-se por mais de 4 Km até a barreira arenosa da Ria de Alvor. Para poente avista-se ainda a cidade de Lagos, com os leixões que se estendem mar adentro. O horizonte é espraiado, entre as dunas baixas da praia e as colinas suaves e muito verdes que se estendem para o interior, revestidas por manchas de pinhal e matos de barrocal com alfarrobeiras e oliveiras dispersas. Sendo a única praia essencialmente arenosa do conselho é também pelo seu amplo areal, estão aqui favorecidos os desportos nauticos e de praia.

Praia Dona Ana:
O acesso à praia desemboca num pequeno miradouro de onde se podem contemplar as curiosas formações rochosas carbonatadas esculpidas pelas águas doces e salgadas: ravinamentos, leixóes, restos de algares e grutas. Nos leixões dispersos pelo horizonte brilham inúmeros pontos brancos, gaivotas, garças ou guinchos repousam nestas plataformas sobranceiras ao mar. O areal desdobra-se em reentrancias geradas pelo recorte da arriba, proporcionando recantos resquardados aos banhistas. Esta é uma praia afamada e muito frequentada. 

Praia da Marinha: 
Uma extensa mas suave escadaria dá acesso a uma pequena enseada e, só avançando até à linha da arriba, o visitante se depara com o areal que se alonga para poente. Arribas calcárias de tons quentes, muito fracturados e fissurados, envolvem a praia, gerando uma diversidade notável de curiosos modelos rochosos.

Costa Este:
As praias do Este Algarvio são das menos numerosas e das menos visitadas. Algumas delas ao fazer praticamente fronteira com o Rio Guadiana, fazem com que a paisagem mude o seu tom habitual de areias douradas para um estilo de praia mais fluvial, onde abunda outra vegetação ligada a agua doce, outra particularidade desta zona é a sua proximidade com Espanha e alguma mistura cultural.

Praia da Falesia: O areal é imenso e estende-se por mais de 3 Km para nascente, flanquedo por uma linha continua de arribas altas com os típicos tons ou muito ocres ou muito brancos, que criam contrastantes jogos de cores com as sobranceiras machas verdes  de pinheiro-manso. No troço poente a arriba é altiva mas muito macia, talhada em areia e argila, onde a chuva não tem dificuldade em geral relevos muito vincados e sinuosos com ravimentos profundos. Para a nascente a arriba vai-se lentamente rebaixando, permanecendo intensamente esculpida. É o desgaste desta rocha que alimenta o areal, fornecendo areia à praia. O areal é amplo e com troços muito tranquilos, basta caminhar um pouco.

Praia da Fuseta: 
A praia situa-se na extreama leste da ilha da Armona, em frente à Fuseta, vila piscatória mas jká em terra firme. Aqui a Ria Formosa estreita-se, a viagem de barco serpenteia pelos mesmos canais ladeados por bancos de vaza e de sapal. Mas é mais curta. Pode-se até alcançar a Ilha da Armona a nado, ou a vau nas marés de maior amplitude. A lingua de areia é também mais estreita.

Ilha de Tavira: 
A praia situa-se na extreanma nascente da Ilha de Tavira. Junto à Barra do Cochicho, mesmo em frente a Tavira. O acesso faz-se de barco a partir do cais das “Quatro Àguas”, em Tavira, mas a viagem não é longa e há mesmo quem prefira ir a nado até a Ilha.

Gallery